sábado, 2 de fevereiro de 2013

Opinião do Leitor | O Sporting não e grande é enorme ..


"O Sporting é grande, foi grande e será sempre grande! É o maior clube de Portugal e atravessa um mau momento no futebol! Hoje decidi deixar de ser apolitico após um ano de existência desta página, vou ser político por um dia… sem segundas intenções, apenas um desabafo de quem adora este clube e está cansado do que vê e lê!

Durante cerca de um ano em que está página esteve no ar vi com outra atenção tudo o que vinha nos jornais - cá dentro e lá fora - fiquei no mínimo estupefacto com o “ridículo absurdo” de alguns comentadores que escreveram barbaridades que apenas visam a chacota e destabilizar a nação leonina (e pelos vistos têm conseguido): seja pela sua falta de profissionalismo, seja por pura maldade e anti-sportinguismo primário ou simplesmente vender jornais e a sí mesmo. Para não falar nos critérios editorais sobretudo vindos do grupo Cofina - leia-se Correio da Manha e Record! Mas hoje não quero falar deles.

Hoje também não quero falar da prestação miserável que Eduardo Barroso ou Carlos Barbosa têm tido nas sua intervenções; nem do caso Paulo Pereira Cristovão que mancha o nosso bom nome; nem dos diversos disparates que foram feitos por Godinho Lopes e a sua (ex) equipa seja por mera inexperiência ou incapacidade seja por pouco perceber(em) de futebol; nem dos abutres com tremenda sede de poder como Bruno Carvalho ou Pedro Baltazar que sempre que surge uma oportunidade procuram destabilizar ainda mais o clube, sonhando com umas eleições antecipadas que levariam na certa (espero estar enganado) Bruno de Carvalho à Presidência {ndr: não consigo deixar de pensar que a SIC Noticias ofereceu uma hora de programa a Bruno de Carvalho e este foi incapaz de apresentar uma ideia, uma solução)

Estou farto de mentiras, de meias-verdades, e destas personagens que canalizam todo o seu sportinguismo (que não ponho em duvida!) para um protagonismo pessoal, social e em alguns casos financeiro (abro aqui uma excepção ao Dr. Eduardo Barroso que não necessita de qualquer protagonismo e que tem alma de grande sportinguista mas que tende a esquecer que ocupa um cargo e que não se pode dissociar deste – só faltaria amanha o Prof. Cavaco Silva vir falar mal de Passos Coelho enquanto cidadão, simplesmente não pode ser – As pessoas representam o cargo que ocupam enquanto o ocupam).

Penso que para se fazer uma análise séria temos de dividir o Sporting em dois: O Sporting e o futebol do Sporting.

Desportivamente o Sporting (clube) está bem, muito bem! é Enorme no Mundo! Financeiramente mal, muito mal!. Mal tal como Porto, Benfica e muitos outros clubes em Portugal ou no mundo. Há dias, um ilustre comentador da nossa praça escreveu num jornal que há muito que o Sporting deixou de ser um grande do futebol português. Discordo fortemente desta observação. A dimensão de um clube não se mede pelo insucesso futebolístico de uma história recente nem pela danosa e irresponsável gestão financeira de alguns dos seus dirigentes.

Talvez esse senhor comentador se tenha esquecido que o seu clube esteve perto do fim. E que a situação era tão grave que os responsáveis do clube chegaram quase que a mendigar em diversas ocasiões. Primeiro, em Dezembro de 1994, foi lançada a Operação Coração. Segundo Manuel Damásio, o então presidente, bastava que entre 400 e 500 mil adeptos aderissem à iniciativa – a troco de 5 contos cada adepto teria direito a um “Título de Solidariedade Benfiquista” – para que o clube saísse do marasmo financeiro em que se encontrava.

A campanha foi um fracasso, a exemplo de outra acção realizada poucos anos depois, quando o Conselho Fiscal abriu uma conta na Caixa Geral de Depósitos que levou o clube à chacota nacional com os adeptos portistas e sportinguistas a ir depositar 1 cêntimo na dita conta. É bom que esse comentador, como muito outros, não tenha memória curta.

O jornal Publico demonstrou que dos três grandes o Sporting tem um passivo inferior ao do Benfica em 80 Milhões de Euros… mas disso pouco se fala. Porquê? porque apresentamos este ano contas negativas e o Benfica não?! (de acordo com o mesmo artigo)… certo, mas o Benfica vendeu Witsel - por isso não apresentou saldo negativo mas mesmo assim tem um passivo significativamente superior ao nosso. Mas também não quero falar mais disso por hoje!

Quanto ao futebol, aí sim sofremos de uma doença grave… há anos que o digo - falta-nos experiência de direcção e de balneário, e quem perceba de futebol na SAD! Não há estabilidade e quando houve tivemos os melhores resultados desportivos dos últimos anos, mesmo com um treinador sem experiência - Paulo Bento.

E continuo sem perceber como ninguém parece querer perceber que à frente do futebol a treinar ou dirigir precisamos de estabilidade e experiência. A esse propósito tiro o meu chapéu a Godinho Lopes que ao fim de ano e meio se apercebeu que este seria o caminho tendo procurado trazer para o clube Luís Figo e por recusa deste Jesualdo Ferreira – espero que já não seja tarde demais.

Estou feliz por ter esta página onde todos nós podemos dizer o que pensamos, livremente! Tal como o faço hoje e como vocês o têm feito seja por comentários, seja por artigos de opinião (até hoje todos publicados sem qualquer tipo de censura)

Hoje o que quero dizer é que estou cheio de esperança que Jesualdo ponha ordem na casa, que fique por muitos anos no Sporting e que Godinho também! Pois será sinal que tudo começou a correr bem. Esta é uma esperança, mas o que eu quero ver JÁ é um Sporting unido, em torno do seu ideal, estável e quando for hora das eleições faremos o balanço.

Agora resta-me desejar a todos os quase 110 mil seguidores desta página (num ano de existência), a todos os sócios e adeptos do Sporting espalhados pelo mundo um feliz 2013 e que o Sporting continue sempre Grande como o é, e que o futebol volte a ser o que era!

Saudações Leoninas."

Por: Philippe R. | Fundador da página facebook Sporting Clube de Portugal - International Forum, e sócio do clube n. 17242

Se queres ver a tua opinião publicada no blog do Espírito Verde & Branco, apenas tens de fazer uma crónica sobre qualquer tema relacionado com o Sporting Clube de Portugal, bem estruturada (título, mensagem, e nome do autor), e com poucos, ou nenhuns erros ortográficos, a crónica não deverá conter vocabulário impróprio (se conter não será publicada), e enviar-nos para o nosso email, o espiritoverdebranco@hotmail.com o assunto no email que nos enviares deverá ser "Opinião do Leitor". Obrigado e Saudações Leoninas!

0 comentários:

Enviar um comentário