sexta-feira, 1 de março de 2013

Esclarecimento


Antes da conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira, Frederico Varandas, responsável pela direcção clínica do Sporting, fez um esclarecimento sobre a situação de Marat Izmailov.


Esclarecimento

“Desde que entrei no Futebol Profissional e assumi a Direcção Clínica do Sporting Clube de Portugal sempre privilegiei a discrição e o recato relativamente a todas as questões do foro clínico dos atletas que estavam ao meu cuidado.

Acima de tudo, pela dignidade humana de cada atleta, pelo respeito que cada um me merece, pelas carreiras de cada um, mas também pelos interesses do Clube que represento.

Sempre entendi que, sem prejuízo das informações sobre tempos de indisponibilidade e paragem, o quadro clínico de cada atleta não deve ser exposto na comunicação social.

No entanto, para toda a regra existe excepção. Assim, perante as noticias erradas que têm vindo a ser veiculadas na comunicação social importa prestar um esclarecimento relativamente a este tema.

Quando assumi a Direcção Clínica o jogador Marat Izmailov estava parado há 1 ano e meio e tinha sido acordado entre com a anterior Direcção Clínica, que este seria submetido a uma intervenção cirúrgica ao joelho direito nos Estados Unidos.

O atleta foi, na altura, observado por nós - (isto é, pela actual Direcção Clínica) - e dissemos a este e ao seu agente que isso seria um erro e que o melhor seria Marat Izmailov ser operado e recuperado, única e exclusivamente, pela Direcção Clínica do Sporting.

E assim foi.

Pela primeira vez o jogador aceitou ser operado e recuperado pelo Sporting.

O jogador foi operado em Outubro de 2011 aos 2 joelhos, cumpriu um programa de reabilitação de 3 meses e recuperou como esperávamos.

O jogador jogou com grande regularidade até ao final da época 2011/2012, esteve em bom nível, tendo mesmo e após 4 anos, voltado a ser convocado pela selecção nacional do seu país, onde passou nos exames médicos e integrou os seleccionados para o Euro 2012.

Contudo, durante esta época, o jogador voltou a estar indisponível:
- De 21 de Julho a 20 de Agosto de 2012 queixou-se de lombalgia (com os exames complementares efectuados sem alterações registadas);
- De 9 de Novembro a 8 de Dezembro de 2012 esteve parado devido a um traumatismo no ligamento lateral interno do joelho direito, com evidência nos exames complementares;
- De 13 de Dezembro de 2012 a 5 de Janeiro 2013 queixou-se de nova lombalgia, (com exames complementares efectuados sem alterações registadas).

Em resumo, o jogador esteve aproximadamente 2 meses parado por queixas de lombalgia com exames complementares efectuados sem alterações registadas e, como tal, indisponível para treinar sem limitações.

O jogador abandonou o Sporting no dia 8 de Janeiro de 2013, também passou nos exames médicos do Futebol Clube do Porto e no dia 13 Janeiro jogou pelo Futebol Clube do Porto.

Esta é a verdade que pode ser comprovada.”

Questionado sobre os exames complementares ao jogador Marat Izmailov sem se verificar nenhuma anomalia física, o responsável pela direcção clinica disse: “Quando tenho um jogador como o Marat, ou outro, que apresenta uma dor, a dor é sempre um parâmetro subjectivo e temos sempre de acreditar no atleta, nós temos sempre de investigar a origem da dor. Para tal, teremos sempre de fazer exames, exames complementares. No caso destes exames complementares e desta patologia vieram sem qualquer alteração. O jogador era encaminhado para o treino mas sentia dores e abandonava o treino. Estou a falar objectivamente sobre esta questão. Posso dizer que Izmailov, quando saiu do Sporting, tenho 100% de certeza, estaria apto a jogar.”

Texto: Rita Matos

in: www.sporting.pt

0 comentários:

Enviar um comentário